Speakers

CIAMH

O grupo CIAMH, inserido no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU – FAUP), desenvolve projetos de investigação, inovação e de transferência de tecnologia ao nível dos novos modos de projetar, de construir e de conceber e equipar os espaços arquitetónicos que habitamos.
Uma das principais preocupações deste grupo, em parceria com outras instituições de investigação e ensino internacionais, nomeadamente países de língua oficial portuguesa, é a ligação da investigação científica ao mundo empresarial. Deste modo, estabelecem-se contratos de projetos de desenvolvimento, investigação, divulgação e inovação que procuram dar resposta às novas exigências arquitetónicas, quer dos materiais e dos processos construtivos, quer ao nível da sustentabilidade energética.

+ saber mais

ALICE TAVARES

Universidade de Aveiro

Alice Tavares, Arquiteta (FAUP, 1993), aluna de doutoramento em Reabilitação de Edifícios no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, sobre a temática “Reabilitação integrada do Património Edificado em Terra”. Concluiu o curso de Estudos Avançados em Reabilitação de Edifícios da FEUP em 2009. Foi membro da Direção do Núcleo de Arquitetos de Aveiro (NAAV) entre 1995 e 2005, foi membro da Comissão de Património Edificado da Câmara Municipal de Aveiro (1999-2005) e é profissional liberal desde 1995. Atualmente pertence à direção da delegação Portuguesa CICOP.Net (Itália), e membro da associação APRUPP com sede no Porto. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais no âmbito da arquitetura de terra.ateriais e dos processos construtivos, quer ao nível da sustentabilidade energética.

SÍTIO

O Sítio é uma cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais.
Numa altura em que a tendência geral é a de nos concentrarmos em todos os problemas, desequilíbrios e assimetrias sociais e ambientais, o nosso grande objectivo é o de contribuir para a criação, organização e transmissão de soluções; Soluções que contribuam para que os indivíduos e comunidades possam gerir, de forma resiliente, livre e abundante a realidade que habitam.
No sentido de dinamizar economias de vizinhança e de cooperação com um impacto positivo sobre os processos naturais procuram desenvolver duas grandes áreas de actividade que se entrelaçam de forma permanente e dinâmica:
Tecnologias apropriáveis e Agroecologia.

+ saber mais

CATARINA PEREIRA

Centro da Terra, FCT UNL

Catarina Saraiva Pereira licenciou-se em Arquitectura em 1998 pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Em 2003 fez uma pós graduação em Arquitecturas de Terra no Centro Internacional da Construção em Terra, o CRATerre. Quando regressa a Portugal cria com outros colegas a Associação Centro da Terra onde tem desenvolvido diversas funções, nomeadamente na área da formação em oficinas de construção com terra. Tem uma breve experiência em Cambridge, em 2005, no Shelter Centre, onde colaborou com agências humanitárias que trabalham sobretudo em campos de refugiados. De 2005-2008 é Assistente Convidada na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada onde leccionou as disciplinas de Materiais e Sistemas Construtivos, ao 1º ano da licenciatura em Arquitectura. Mais tarde de regresso ao continente especializa-se em Certificação Energética de Edifícios.
Actualmente é presidente da Associação Centro da Terra e bolseira de investigação no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

ROWLAND KEABLE

Earth Building UK

Director of Rammed Earth Consulting CIC and Director of Earth Building UK.

​Profession: Construction Consultant
Academic Qualifications: BA (Hons) Development and Law, School of Oriental and African Studies, 1994
Diploma Cabinet Making, Parnham House, 1983

Specialisation: 20+ years working with rammed earth
Building Standards in UK & Africa
Sustainability
Low cost construction
Waste materials in construction
Research & teaching
Sub-contractor

Research projects:
Bath University: DTI funded project leading to UK Rammed Earth Guideline
University of East London: Postgraduate project using fabric formed rammed earth
Cambridge University: researching chalk to form tiles for domes and vaults
UK teaching: Cambridge University / Oxford Brookes University / Kingston University / Central St Martins / Northampton University / University of Westminster / Plymouth University / Bath University
Africa teaching: University of Pretoria SA / University of Botswana, Gaberone

+ saber mais

MARIANA CORREIA

Escola Superior Gallaecia

Holds a PhD from Oxford Brookes University; a Masters from Faculty of Architecture, Technical University of Lisbon; a Masters of Advanced Studies on Earthen Architecture from CRAterre; Post-graduate Studies on Cultural Routes from the Council of Europe; and holds an Architecture degree from FAUTL, Portugal. ​Prof. Correia is the President of the Board of Directors at Escola Superior Gallaecia. She is Professor of ‘Theory and History of Conservation and Restoration’ on the Masters of Architecture and Urban Design at ESG and the Coordinator of the Masters Dissertations Unit. She is Supervisor of PhDs thesis and Master dissertations of several national and international students.
– Director of CI-ESG, Research Centre at ESG, the Project Leader of the European Research Project ‘VerSus | Lessons from Vernacular Heritage to Sustainable Architecture’, and the Scientific Research Project ‘SEISMIC-V | Vernacular Seismic Culture in Portugal’.
– Portuguese coordinator of several Iberian-American, European, Iberian and National research projects.
​​- General Coordinator of PROTERRA | Earthen Architecture Iberian-American Network.
– member of the Board of Trustees of two Iberian Heritage Foundations.
– International ICOMOS Consultant for the assessment of World Heritage Sites.
– Author and co-editor of 12 publications and more than 90 papers.
– Coordinates since 2003, the ATP Portuguese Seminars on Earthen Architecture.
– Chair of the International Conference of Vernacular Heritage and Earthen Architecture CIAV2013 | 7ºATP | VerSus in October 2013.

​HENRIQUE SCHRECK

Henrique Daniel de Carvalho Schreck, Arquitecto licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1980, inicia actividade profissional em 1977, no GPA (Grupo de Planeamento e Arquitectura) dos
Arq.s Maurício de Vasconcelos e Luis Alçada Baptista.
De 1980 a 1983 colabora no atelier do Arqº Bartolomeu Costa Cabral no projecto de recuperação do Pego Longo, Belas, Sintra.
Em 1983 estabelece-se em Odemira, tendo aí aberto atelier próprio, dedicando a sua actividade em projectos de turismo, habitação, comércio, restauração e urbanismo, tendo até à data elaborado 192 projectos.
Desde o final dos anos 80 desenvolve projectos de Arquitectura em terra (Taipa), essencialmente no
âmbito da recuperação, da habitação e do turismo, tendo a sua actividade sido dirigida essencialmente para o Sul de Portugal.​
Participações várias em conferências, publicações, documentários,​ e workshops.
Assessoria técnica de projectos em África (Ghana) e América do Sul (México).

+ saber mais

​ALEXANDRE BASTOS

Alexandre Ereira Bastos nasceu em Lisboa a 30 de Novembro de 1954.
Frequência de três anos em Artes Plásticas na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1979, fez vários trabalhos ou colaborações relacionadas com Arquitectura e Construção Convencional e Tradicional.

BARTOLOMEU COSTA CABRAL

Bartolomeu Albuquerque da Costa Cabral é licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1957.​
Actividade em regime de profissão liberal:
1950/58 Atelier Nuno Teotónio Pereira
1958/62 Atelier em sociedade com os Arqtºs Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.
1968/69 Atelier Conceição Silva e Maurício de Vasconcelos.
1969/96 Gabinete de Planeamento e Arquitectura (GPA).
Desde 1973 Atelier próprio.
Em 2005 projecta uma habitação unifamiliar construída em taipa e estrutura mista de betão armado e madeira e remates em zinco. Esta moradia tem pavimentos em tijoleira artesanal, madeira e auto-nivelante. Reboco tradicional de cal aérea em pasta e caiação com introdução de pigmentos naturais.

+ saber mais

PAULO COSTA

Terminou o curso de Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto sob a orientação de Nuno Mateus (ARX Portugal) em 1998.Em 2000, trabalhou com Jo Coenen, Architekten, em Maastricht, Holanda.Colaborou com GLCS -Arquitectos, Lda. em trabalhos como o Teatro de Leiria, o Teatro de Fafe e o Centro de Comando Operacional de Lisboa.Estabeleceu no Porto o atelier PEEL – living projects.Organizou e comissariou o intercâmbio Flexibility DCA/ESAP – LIA/TU Berlin entre os Cursos de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto e a Technische Universität Berlin.Foi crítico convidado da Universidade de Aachen e da TU Berlin (Alemanha) para trabalhos do curso de Arquitectura e do Departamento LIA.Conferencista em 2006 – “ARX Portugal e NO+PC. Arq.” – Universidade Lusíada.Tem trabalhos publicados em edições online e impressas.Mestrado pela FAUP e investigador abordando “A Sustentabilidade na Arquitectura Actual Através de Técnicas de Construção em Terra Crua”.

+ saber mais

JOÃO BOTO CAEIRO

Licenciado em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2006. Passa por Roma e Rio de Janeiro, trabalhando em projectos nas Favelas da Rocinha e Maré. Depois de uma temporada em Espanha como Barman e Designer/ Creativo Free Lancer, decide cruzar o Oceano e inicia o atelier-oficina com o Arq. Fulvio Capurso, dedicado à Arquitectura e Ilustracao. Realiza várias mostras de Pintura e Escultura em galerias de Arte na Europa e América Central. Entretanto, faz o seu Mestrado em Lisboa sobre Construção em Bambu. Actualmente, é Professor Catedrático de Desenho e Geometria Aplicada às Artes na Faculdade de Belas Artes de Universidade Autónoma Benito Juárez, México. É, ainda, Doutorando em Arquitectura, na Universidade Nacional Autónoma do México, sobre Transferência de Tecnología nas Comunidades Rurais. Dedica-se a projectos e construcções nas comunidades indígenas com materiais locais, criando em 2011 o prémio autoconstrução Oaxaca. Participa em vários workshops e aulas onde promove o encontro dos saberes da construção vernácula com as novas tecnologías. Prémios internacionais: Open Source House, Game Changers de Architecture for Humanity e Casa de la Tierra Oaxaca.
Tem várias obras de carácter público, privado e social no Máxico, priorizando materiais locais e técnicas artesanais. Em 2011 cria a fundação Adobe for Women, juntamente com o atelier Blaanc, um projecto com 20 Camponesas em Oaxaca, onde leva estudantes de todo o Mundo a construir, aprender e partilhar, numa série de workshops, aproximando a ruralidade das academias.

+ saber mais

TATIANA SOUBRIER ESPAÑA

La Voûte Nubienne

Tatiana is executive assistant at Association La Voûte Nubienne (AVN). Is fluent in English, French, Spanish, Italian, and Portuguese, and has worked as a volunteer in projects in Brazil, Colombia, and India (where she spent three months at the Auroville Earth Institute in Pondichery, studying earth architecture). Amongst her many other responsibilities, she edits the Spanish version of the AVN website.

+ saber mais

ADOBE FOR WOMEN

Adobe for Women é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada em 2011-01-21.
Querem ajudar a construir um futuro mais sustentável e humanitário, recuperando e ensinando técnicas de construção de terra.
Acreditam que quando uma pessoa constrói a sua própria casa, esta adquire uma importância e um sentido de identidade ainda maiores, pelo que será mantida e preservada com um cuidado especial.
Surge da colaboração das ​blaanc ​ borderless architecture​ com Rootstudio (México).

+ saber mais

LARA DAVIS

Auroville​, SUDU (Sustainable Urban Dwelling Unit)

Education
​Eidgenossische Technische Hochschule (ETH Zürich), Massachusetts Institute of Technology, Universität Stuttgart, and Alfred University.
Awards
Waser Stiftung/ ETH Global Fellowship (3 year doctoral research grant) :: MIT Marvin E. Goody Building Arts Prize (for Master’s Thesis research) :: MIT Dept. of Architecture Merit tuition fellowship :: MIT Dept. of Architecture Merit stipend :: MIT Council For The Arts Grant :: MIT Museum Grant :: Thesis Exhibition Divisional Honors (AU) :: Presidential Honors (AU) :: Dean L. David Pye Travel Fellowship (AU) :: Jonathan Allen Award (AU) :: Wickford Art Association Scholarship​.

+ saber mais

ÁGATA TERRÃO

CIAMH

Ágata Mendes Terrão (Maia, 1986) is an Architecture Master from Faculty of Architecture of Porto University, with the thesis “ProLuheke, A New Earth Architecture in Namibe (Angola)” (FAUP, 2012).
Continuing education in the field of Architecture and Sustainable Building Techniques, Earth Construction in particular. Professional training in 3D modeling and BIM software.
Researcher at CEAU-FAUP, in Group Innovation in Architecture and Modes of Inhabiting (CIAMH), collaborating on the research line Tradition to Innovation: an approach to traditional techniques and new technologies.
Research interests: Housing in countries with Portuguese official language, Earth Architecture, Empowerment, and Sustainable Construction and Rehabilitation.