Algumas fotografias dos trabalhos realizados no workshop “A ESCOLA IDEAL” entre 2 e 5 de Abril de 2013. 

O tema do espaço escolar tem sido objeto de debates em torno da sua “construção ideal”. Parece no entanto que a relação entre modos de organização espacial e modelo de ensino nem sempre tem sido observada como determinante na concepção do espaço escolar, pelo que se propõe neste workshop uma reflexão sobre esta questão, que estimule todos os participantes a interagir com os seus saberes na “construção do espaço”

Coordenadores

Prof. Rui Braz Afonso (FAUP-CIAMH)
Prof. Carlos Nuno Lacerda (FAUP-CIAMH)
Prof. Maria Milano (ESAD)
Prof. Barbara Bogoni (POLMI)
Prof. Bruno Messina (FAS)

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Slider_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]
ISBN 978-989-98808-3-2
Edição CIAMH, FAUP
Coordenação Editorial
Daniela Ladiana
Nuno Lacerda Lopes
Rui Braz Afonso
Ano 2018
Idioma Português
Número de Páginas 232
Dimensão 14.5x22cm

Sobre o livro

“Esta é mais uma publicação que vem, muito justamente, subsidiar o estudo da arquitetura escolar em Portugal. A sua relevância decorre do modo como amplia – para depois recentrar – o conceito de edifício escolar na contemporaneidade, destacando o seu papel como “agente” educativo, relevando a sua especificidade, naturalmente espelhada na sua expressão arquitectónica e na correspondente gramática espacial, formal e construtiva, levantando pistas e abrindo espaço para novas investigações.

Se o edifício escolar, para além do papel simbólico de representação de uma função social básica – a educação, constitui um instrumento para a sua realização, à arquitetura escolar cabe, portanto, reproduzir as formas de conceber a educação e os modos de ensinar e de aprender. Tal significa assumir que ao arquiteto também compete acompanhar a evolução das teorias da aprendizagem e dos métodos de ensino. Só assim poderá encontrar o sentido dessas transformações e compreender quais as suas implicações no espaço escolar onde vai atuar.
(…)
Teresa V. Heitor, CiTUA CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa”