SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARQUITETURA DE TERRA

terra_banner

A Arquitetura de Terra

As decisões tomadas na fase de planeamento dos edifícios determinam o desempenho ambiental e energético de cada construção. Como tal, uma arquitetura sustentável alia a conceção estrutural à gestão de recursos e opta por materiais perenes, naturais e recicláveis.
A terra é, desde sempre, um dos materiais mais utilizados pelo homem na construção, aplicado em larga escala em praticamente todas as regiões e diferentes climas do globo, tanto em edifícios habitacionais como públicos. Hoje, a construção com terra possui vantagens competitivas face à construção corrente, pelos baixos consumos de energia e de emissões de carbono, por produzir baixos ou quase nulos níveis de poluição. Às vantagens económicamente sustentáveis, alia-se ainda um nível de conforto e qualidade dos espaços, respeitando as necessidades térmicas e acústicas.

Nessa medida, o grupo CIAMH encontra-se motivado e empenhado em desenvolver uma nova linha de investigação que alie contemporaneidade com materiais que têm como princípio a sustentabilidade, ou seja, a divulgação de técnicas construtivas tradicionais aliadas às novas tecnologias como resposta aos problemas económicos e ambientais atuais.

É interesse deste projeto, abordar os fundamentos teóricos e técnicos dos sistemas construtivos mais praticados em todo o mundo, através do ensino e experimentação das técnicas do adobe, da taipa e do tabique, onde o resultado é o recuperar de um modo de fazer com inovação.
Tecnicamente é interessante verificar a multiplicidade de aplicações e diversidade de soluções construtivas complementando com outros materiais sejam eles tradicionais ou novos produtos no mercado.

Deste modo, o tema da Arquitetura de Terra será apresentado nas Conferências dos próximos dias 2 e 3 de Maio de 2013, no Auditório Fernando Távora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). As apresentações dos vários oradores, representantes dos mais importantes grupos de investigação internacionais em construção com terra estão organizadas segundo três painéis.

Saiba mais aqui:
AGENDA . SPEAKERS . WORKSHOPS

plateia mesa