[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Slider_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]
ISBN 978-989-98808-1-8
Edição CIAMH, FAUP
Ano 2015
Idioma Português/Inglês
Número de Páginas 292
Dimensão 17x24cm

Sobre o livro

“Esta obra é o resultado de um exercício prático desenvolvido na unidade curricular Construção 2, com alunos do 3º ano do curso de Mestrado Integrado de Arquitetura (MIARQ) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Apresenta todo o conjunto de trabalhos realizados durante o segundo exercício, com um carácter exploratório e experimental, e procura retratar, sem filtros e sem qualquer tipo de seleção, os processos e os resultados alcançados por todos os grupos que estiveram dedicados a este projecto.

O exercício enquadra-se num programa global mais abrangente e desenvolve-se em conjugação com outras unidades curriculares. Está orientado para a aquisição de competências no domínio das tecnologias de construção e sobretudo na aquisição de capacidades de análise, conceção e resolução de problemas tendo por base as propriedades dos materiais e os aspetos relativos à compreensão da física das construções.

Trata-se, no entanto, de um trabalho específico orientado para a produção de uma maqueta, à escala considerada como conveniente, capaz de analisar, interpretar e comunicar um processo ou sistema construtivo de uma obra de arquitetura, à escolha dos alunos.

O processo de construção da “maqueta”, os objetivos e os resultados obtidos, bem como o processo pedagógico associado, incentivam a experimentação, o debate, a execução, e desenvolvem-se num tempo e num registo próprios.

Procura-se aqui recuperar e atualizar certas práticas – próximas dos antigos modos de projetar e de fazer arquitectura, que aqui se (re)inventam, (re)produzem e (re)orientam para as ciências da Construção – levando os alunos a pensarem com conhecimento e criatividade, a resolverem problemas, tomando decisões e colaborando como um grupo de projeto. No fundo reproduzindo a verdadeira essência da arquitetura como arte coletiva dirigida para a Construção.”