[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Slider_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]
ISBN 978-989-98808-3-2
Edição CIAMH, FAUP
Coordenação Editorial
Daniela Ladiana
Nuno Lacerda Lopes
Rui Braz Afonso
Ano 2018
Idioma Português
Número de Páginas 232
Dimensão 14.5x22cm

Sobre o livro

“Esta é mais uma publicação que vem, muito justamente, subsidiar o estudo da arquitetura escolar em Portugal. A sua relevância decorre do modo como amplia – para depois recentrar – o conceito de edifício escolar na contemporaneidade, destacando o seu papel como “agente” educativo, relevando a sua especificidade, naturalmente espelhada na sua expressão arquitectónica e na correspondente gramática espacial, formal e construtiva, levantando pistas e abrindo espaço para novas investigações.

Se o edifício escolar, para além do papel simbólico de representação de uma função social básica – a educação, constitui um instrumento para a sua realização, à arquitetura escolar cabe, portanto, reproduzir as formas de conceber a educação e os modos de ensinar e de aprender. Tal significa assumir que ao arquiteto também compete acompanhar a evolução das teorias da aprendizagem e dos métodos de ensino. Só assim poderá encontrar o sentido dessas transformações e compreender quais as suas implicações no espaço escolar onde vai atuar.
(…)
Teresa V. Heitor, CiTUA CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa”