Sobre

CIAMH (Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar)

O CIAMH é um grupo de Investigação e Desenvolvimento integrado no CEAU (Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O CIAMH, opera com tecnologia, processos e metodologias próprias que incorporaram os processos de projecto e ideação da FAUP, com metodologias e realidades de outras áreas disciplinares, e que o distinguem de outras entidades ou agentes na área dos serviços laboratoriais da Arquitectura, Construção, Design e Tecnologias de Comunicação com base na utilização de meios experimentais aplicados à investigação, criação, concepção e construção do espaço arquitectónico.

Dado o carácter agregador do CIAMH, este distingue-se não somente no seio da Universidade do Porto, mas sobretudo no meio social e no mercado. Por consequência, os trabalhos realizados e a realizar e a prestação de serviços a desenvolver, não levam a assumir uma posição concorrencial com o mercado, mas sim complementar e enriquecedora.

Este centro de investigação pretende assim desenvolver, apoiar e difundir uma actividade de apoio à investigação científica, às linhas de investigação internas e externas bem como às actividades de inovação e desenvolvimento nas empresas, que o mercado na actualidade não oferece para diversas áreas que cruzam a Arquitectura. Isto significa um aprofundamento do conhecimento dos mecanismos de concepção, produção, construção e de avaliação da Arquitectura, dos Modos de Projetar, Construir e Habitar.

 

Objectivos

Devemos salientar que é objectivo primordial do centro a contribuição para a definição das políticas científica, tecnológica e formativa da FAUP, na óptica do desenvolvimento de novas áreas de intervenção e validação económico-empresarial, através de acções específicas de formação no âmbito das tecnologias digitais e de representação que o laboratório deverá assumir como referência na Faculdade. Este facto deverá realizar-se especialmente ao longo dos primeiros anos de implementação e consolidação do Laboratório onde se deverá evidenciar e comunicar os objectivos, âmbitos e estratégias de crescimento de um modo constante.

A existência de um espaço como o CIAMH na U. Porto capaz de se assumir como uma entidade mediadora de tecnologia e conhecimento, quer para:

I) o desenvolvimento e produção de conhecimento interno da FAUP, apoiando linhas de investigação específicas,
II) desenvolvendo ensaios ou projetos decorrentes de estudos avançados e dos trabalhos de investigação desenvolvidos para as disciplinas dos cursos de terceiro ciclo,
III) como canal privilegiado para obtenção de receitas para U. Porto e a transferência de tecnologia, de ideias e conceitos inovadores para o tecido empresarial do país.

O centro assumir-se-á, assim, como uma oficina de transferência de tecnologia e do conhecimento nas áreas da Arquitectura, Projecto, Comunicação, Representação, Design, Concepção e Técnicas de Construção e apresenta-se como um espaço institucional através do qual deverá prestar apoio aos investigadores da FAUP bem como às empresas que com ele colaboram, de modo a fomentar e a contribuir pelo reforço de relações entre a Faculdade/Universidade com empresas e Instituições exteriores. Esta iniciativa pretende estabelecer uma plataforma geradora de sinergias para a valorização da tecnologia e do conhecimento criado na FAUP.