Pessoas

Os colaboradores / investigadores do CIAMH tem diferentes currículos académicos e profissionais, vindo de diversos campos de investigação em arquitectura e dando assim corpo as diversas linhas de investigação.

 

_nl

NUNO LACERDA LOPES

Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Coordenador do CIAMH (Centro de Inovação Arquitectura e Modos de Habitar); Coordenador científico do curso de Arquitectura da Universidade José Eduardo dos Santos, no Huambo – Angola, Arquiteto e Investigador.

​Formação: Doutoramento e Licenciatura em Arquitectura pela FAUP.​

Publicações: Autor de 18 livros nacionais e internacionais, 30 artigos em revistas nacionais e internacionais, mais de 300 artigos sobre a sua obra podem ser encontrados em várias publicações online e de um modo frequente tem realizado e participado em diversas conferências nacionais e internacionais sobre a temática da Arquitectura, modos de Modos de Habitar, Projetar e Construir, da Inovação, e da metodologia BIM aplicada ao projeto e ao ensino da arquitetura.
Outras atividades científicas:  Coordenador do Núcleo de I&DI da CNLL,lda, núcleo certificado em Gestão de Inovação e Qualidade pela APCER, membro fundador do Grupo BIMFORUM Portugal; membro do grupo Habitar; membro do comissão científica do 2º congresso internacional habitar no espaço lusófono (CIHEL) LNEC.
Atividade Profissional – Autor de centenas de projetos de edifícios construídos em Portugal e no estrangeiro, participou em várias exposições sobre a sua obra, tendo sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais.
_at

ÁGATA MENDES TERRÃO ​​

(Maia, 1986) is an ArchitectureMaster from Faculty of Architecture of Porto University, with the thesis “ProLuheke, A New Earth Architecture in Namibe (Angola)” (FAUP, 2012).

Continuing education in the field of Architecture and Sustainable Building Techniques, Earth Construction in particular. Professional training in 3D modeling and BIM software.

Researcher at CEAU-FAUP, in Group Innovation in Architecture and Modes of Inhabiting (CIAMH), collaborating on the research line Tradition to Innovation: an approach to traditional techniques and new technologies.

Research interests: Housing incountries with Portuguese official language, Earth Architecture, Empowerment, and Sustainable Construction and Rehabilitation.

 

 

_pal

PILAR ABREU E LIMA

(Mirandela, 1981) é Arquitecta Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2007) com a Prova Final “A Janela de Canto” e Pós-graduada em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Colaborou em vários ateliers até 2010 como arquitecta, desenvolvendo trabalhos na área da habitação, complexos turísticos e reabilitação urbana. Entre 2011 e 2012 trabalhou como Arquitecta Adjunta na Parque Escolar, no apoio à monitorização e avaliação de uso, assistência técnica de projectos e acompanhamento de obra.

Formação contínua na área do património, construção com terra, planeamento de exposições, eventos e publicações, com colaboração numa edição 2013 sobre a 1ª Avenida. Participação na gestão e organização da manutenção, planeamento operacional de edifícios escolares. Formadora na área do projecto de construção.

Colabora desde Janeiro de 2012 no Projecto Arrebita!Porto. Investigadora do CEAU, desde Dezembro de 2012,  no grupo Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar (CIAMH).

Interesses de Investigação: História e Semântica da Arquitetura, Património Artístico e Construção com Terra.
_vt

VANESSA TAVARES

Graduated at Architecture Faculty of University of Porto in 2006 and in 2010 completes a post graduate study program in Energy for Sustainability in the Faculty of Science and Technology, University of Coimbra.
Since 2006 collaborates with CNLL having developed several project: public and private, collective and individual, of architecture and urbanism. Since 2007 is responsible for CNLL´s R&D department.
Is a CEAU-FAUP researcher since 2010 being part of CIAMH group. Was invited to lecture BIM course in University of Minho Civil engineering master course and currently assists Project BIM course in Architecture master course at FAUP. Is an active member of BIM working group part of PTCP (Portuguese platform of construction technology).
Currently develops a PhD thesis which aims to aggregate both methodologies in order to improve buildings assessment and design: LCA (life cycle assessment) of buildings and BIM (building information modeling) within Sustainable Energy Systems area of MIT Portugal Program in.

 

 

_nl

JOÃO PEDRO SERÔDIO

Licenciou-se em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1991.
Estagiou no atelier Herzog & de Meuron em Basileia, Suíça.
Possui escritório no Porto desde 1992, com Isabel Furtado com quem realiza todos os projectos em co-autoria.
Presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos para o triénio 2004/2007.
Assistente estagiário da cadeira Projecto IV do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto entre 1997 e 2002.
Assistente convidado da cadeira Projecto IV da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto entre 2002 e 2006.
Assistente da cadeira Projecto IV da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 2006.
Professor auxiliar convidado da cadeira de Projecto IV da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 2011.
Foi seleccionado, juntamente com Isabel Furtado, para realizar ou participar em inúmeras publicações conferencias e exposições nomeadamente para: exposição Singel International Kunstcentrum em Antuérpia, Bélgica; Exposição monográfica, na Bienal de S.Paulo, Brasil, Selecção realizada pelo comissário Eduardo Souto de Moura; Bienal de Veneza 2004, Itália, na representação de Portugal; e Bienal de Veneza 2002, Itália, selecção realizada pelo comissário Deyan Sudjic.

 

 

_nl

PAULO LOUSINHA

(Aveiro, 1965) Licenciou-se em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1995. No final do primeiro ano do curso iniciou colaboração no escritório do arquitecto Fernando Távora e José Bernardo Távora, acompanhando a formação escolar com a prática profissional, entre 1990 e 1995.
Em 1995 iniciou actividade profissional independente, primeiro como profissional liberal em Vila Nova de Gaia, e mais tarde na Lousinha Arquitectos em Aveiro. A sua obra tem sido divulgada em exposições, publicações e conferências, tendo recentemente sido seleccionado para a Habitar Portugal 2009/2011.
Assistente estagiário na disciplina de Artes Gráficas da Licenciatura de Som e Imagem da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto entre 1997 e 2000. Nesse mesmo período foi assistente no Mestrado de Multimédia na mesma Escola, no curso de Grafismo Multimédia, tendo igualmente desempenhado as funções de coordenador da Formação Avançada em Artes Digitais.
Desde 2004, é assistente estagiário na Escola Superior Artística do Porto, no Curso Superior de Arquitectura: entre 2004 e 2007 leccionou a disciplina prática de Arquitectura V; no ano lectivo 2008/2009 leccionou a disciplina teórico-prática de Design; de 2008 a 2012 leccionou a unidade curricular Atelier e a unidade curricular Trabalho de Projecto; actualmente lecciona a unidade curricular de Métodos de Representação (1.º ano) e a unidade curricular Métodos de Representação e Comunicação (3.º ano). Ao longo deste período tem orientado diversos trabalhos de fim de curso bem como sido arguente de várias provas públicas.
Doutorando em Arquitectura na FAUP sobre o tema “Arquitectura do Espaço Escolar”, integra desde Dezembro de 2012 o CEAU, no grupo Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar (CIAMH).

 

 

_nl

RUI TAVARES

Aveiro.1957.Historiador pela Faculdade de Letras da U.P. (1980). Doutorado com Distinção em História da Arte Portuguesa pela FLUP (2013), com a dissertação “RECENTROCIDADE. Memória e Refundação Urbana. Território. Cidade. Arquitectura”. Investigador – Membro fundador do CEAU com assento no Conselho Científico, membro efetivo do grupo PACT (Património da Arquitectura, da Cidade e do Território) e grupo AMH (Arquitectura e Modos de Habitar). Assistente de Prof. Arquitecto Fernando Távora para a disciplina de Teoria e História da Arquitectura da ESBAP (Escola Superior de Arquitectura do Porto), no ano lectivo de 1980-81, acompanhando sempre o Prof. Fernando Távora no seu magistério, nomeadamente na disciplina de Teoria Geral da Organização do Espaço (TGOE). Docente nas áreas da História da Arquitectura e da Cidade, Regente das Unidades Curriculares de HAAM (História da Arquitectura Antiga e Medieval, do 1º Ciclo, 2ºAno, do MIARQ) e de Teorias de Reabilitação da Cidade (do CEAPA – Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico – 3º Ciclo) no no ano lectivo 2011-12. Doutoramento com Distinção pela FLUP, em 2013, com a Dissertação “Recentrocidade. Memória e Refundação Urbana. Território. Cidade. Arquitectura”. Regente das Unidades Curriculares de HAAM (1º Ciclo, 1º Ano, do MIARQ) e de HCP (História da Cidade do Porto – 2º Ciclo, 5º Ano, do MIARQ ) no actual ano lectivo (2013-2014). Integrou a Comissão organizadora do IV SLBCH (Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica (Porto, 2011). Integrou a Comissão Científica da “I Conferência Filantropia e Arquitectura – Periodo 1880-1920”. CITAD- Universidade Lusíada (Lisboa 2012). Publica desde 1982, com 35 títulos entre artigos, comunicações a conferências nacionais e internacionais e capítulos de livros, com destaque para: “Oporto” in ‘Atlas Historico de las Ciudades Europeias’(1994); “Oporto. History and Urban Development” in ‘The Dictionary of Arts, The Grove Dictionary on Line’ (1996) http://www.groveart.com ; “Urban Recentering – Memory and Urban Refoundation. The Oporto Replanning of Central Area by Barry Parker (1916).” In ‘Planning Models and Culture of Cities. Modelos urbanísticos y cultura de lasciudades.’ Conference Book, 11th Conference of the InternationalPlanning History Society (IPHS), Barcelona, Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès (Universitat Politècnica de Catalunya), (2004); “Oporto Urban Evolution”, como partipação no WikiSym, orientando a WikiWalk na cidade do Porto (2008). Membro do IPHS (International Planning History Society – Londres) e Membro da Comissão Permanente do CIHEL (Lisboa).

 

 

_nl

JOANA VALE

JOANA VALE (PORTUGAL, Vila do Conde, 1987). Industrial Designer (UBI – University of Beira Interior, 2008), concluded the degree with the best final grade in this academic year. During this period, she participated in the UBI Engenho award (2006) and was second in the class project “more original”. In the 2007 competition, she won four of five possible categories. That same year, she made a traineeship in the G&G, where she created new solutions for domestic kitchens. In 2009, at the invitation of UBI exhibited three of its projects in EXPOCASA – Exponor.
Master of Industrial Design (FEUP, 2010), for her dissertation, she did a traineeship at INEGI (Institute of Mechanical Engineering and Industrial Management of Oporto). As a result, in 2012 she presented at the symposium ICEM 15 (Porto, FEUP, 22-27 July 2012) poster: “Challenges in the Relationship Between Designers and Engineers in Product Development Teams.” Also during the Masters degree, at the invitation of the Scientific Committee, she participated in Jump Start to Design Research Workshop at TU Delft, Netherlands.
The work raised the interest of the Directors of the INEGI who eventually invited her to continue the work; she did an internship in the area of Product Design and Systems. During the stage she continued to work in INEGI, but motivated to learn, in 2011 a doctoral grant from FCT succeeded and now she is attending the 2nd year of the Doctoral Program in Architecture (FAUP), where is dedicated to the study “D2S – Designing the Dynamics of School Spaces To-be”.
Recently, she was invited to participate in the research project “What Space for School? – Scenarios Innovation “led by Professor Rui Braz Afonso (FAUP) and Professor Daniela Ladiana Uni. the Architect of Pescara.
In terms of research groups, since 2011 she is associated with LAETA (Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics) and recently joined the CEAU (Center for the Study of Architecture and Urbanism).

 

 

_nl

MANUEL CORREIA FERNANDES

(Espinho, Portugal, em 1941.) Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1966.
Em 1972 começou a leccionar na ESBAP, passando depois para a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde leccionou até 2009. Nestas escolas foi membro e presidente eleito dos conselhos Directivo, Científico e Pedagógico e da Assembleia de Representantes. Dirigiu o Curso de Mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico da FAUP, foi professor de cursos de mestrado nas Faculdades de Engenharia e de Economia e, ainda, membro da Assembleia do Senado da U. Porto.
Entre os seus inúmeros trabalhos podem salientar-se o conjunto habitacional cooperativo de Aldoar, que integra três cooperativas de habitação construídas em três épocas distintas, entre 1979 e 1996, a Cooperativa Habitacional Nova Ramalde, a Cooperativa de Habitação Económica do Ilhéu, em Campanhã, todas no Porto; e o conjunto habitacional de Telheiras, em Matosinhos, o edifício sede da Assembleia Regional dos Açores, o conjunto habitacional de Francelos, e o projecto da Cooperativa Sache Serralves.
Recebeu vários galardões e altas distinções, tais como o Prémio Nacional de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1987, o Prémio Anual do Instituto de Habitação pela Cooperativa de Habitação de Nova Ramalde, no Porto, em 1993, o Prémio Anual do Instituto Nacional de Habitação pelo conjunto habitacional de Telheiras, Matosinhos, em 2003, 1.º Prémio Especial Fernando Belaúnde Terry (Peru, Lima) pela autoria do conjunto cooperativo de Aldoar, da IV Bienal Ibero-Americana de Arquitectura (ex-aequo), em 2004 e o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, em 2005.
Em 27 de Maio de 2010, no Auditório Fernando Távora da FAUP, como professor catedrático aposentado, Manuel Correia Fernandes deu a sua última aula, intitulada “Viagem”.

 

 

_nl

RUI BRAZ AFONSO

Rui Braz Afonso é licenciado em Economia (FEP, 1977) e doutorado em Pianificazione Territoriale (IUAV, 1992) e Arquitectura – Urbanologia (UP, 1994). Desenvolveu os seguintes projectos de investigação: S.U.D.E.S.T. – URBact report EC, as Vias da Água – FCT, Planeamento em Áreas Transfronteiriças – Univ. Santiago de Compostela, Univ. Salamanca, Univ. Cáceres, Metodologias de Manutenção dos Equipamentos Urbanos – Univ. Chieti-Pescara, Metodologias para a Definição de Critérios para a Delimitação de Perímetros Urbanos em Territórios de Baixa Densidade – CEFA/UP. Participou, entre outros, na elaboração do Plano Geral de Urbanização de Guimarães, no Plano Director de Matosinhos, nas Áreas Industriais e Empresariais da Euro Região Galiza-Norte de Portugal – CCRN e Xunta da Galiza, no Programa de Gestão Sustentável do Património Municipal da C.M. Porto e nos Estudos Urbanísticos para os Núcleos Urbanos do Concelho de Nisa. É responsável na FAUP pelas Unidades Curriculares Urbanística II, Economia Urbana e Dissertação.

 

 

_nl

NUNO BRANDÃO COSTA

Nuno Brandão Costa nasceu em 17 de Fevereiro de 1970 no Porto.
Formou-se pela FAUP em 1994, onde lecciona como assistente da Cadeira de Projecto 4 desde 1999.
Entre 1992 e 1997, colaborou com Herzog & de Meuron em Basileia na Suiça e com José Fernando Gonçalves no Porto.
Em 1998, ganha o 1º prémio do concurso para o projecto a Biblioteca Central da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o 2º Prémio para o Projecto da Embaixada Portuguesa em Berlim e abre escritório no Porto.
Em 2004 ganha o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC – 12 anos”.
Nomeado para o prémio “Mies Van der Rohe” 2008 com a obra da “Quinta de Bouçós”
Prémio Secil 2008
Nomeado para o prémio BSI – Swiss Architectural Award, 2012
Prémio Vale da Gândara 2010/2011
Professor convidado da “Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Navarra” nos anos lectivos de 2009/2010, 2010/2011 e 2012/2013
A convite de Cecil Balmond, colabora na concepção do projecto do Congress Hall, Water Front Complex, Colombo, Sri Lanka. London, Porto, 2012 / 2013
Professor convidado EHL CAMPUS, Lausanne, 2013

 

 

_nl

ISABEL COIMBRA

Isabel Coimbra (Porto, 1987). Mestre em Arquitectura (MIARQ, FAUP, 2010), com a dissertação “Agricultura Urbana. Porto: Um Caso de estudo sob interpretação”. Membro da Ordem dos Arquitectos (Porto, 2011). Actualmente frequenta o Programa Doutoral em Planeamento do Território (PDPT, FEUP, com início em 2012).

Isabel Coimbra (Porto, 1987). Master in Architecture (MIARQ, FAUP, 2010), with the dissertation “Urban Agriculture. Porto: a case study under interpretation”. Member of the Order of Architects (Porto, 2011). Currently attending a Doctoral Program in Spatial Planning (PDPT, FEUP, beginning in 2012).